FAKE NEWS: UMA PRÁTICA QUE PRECISA SER COMBATIDA
Acreditar: sim ou não? Buscar ou cair no conceito pós-verdade, esse é o dilema do século XXI aliada as redes sociais e a propagação de notícias em que uma parcela possui a narração de origem duvidosa;as chamadas informações falsas ganharam destaque principalmente em períodos eleitorais, onde número e destabilização do adversário é conveniente, visando sempre números em relação a quantidade de visualizações é o que importa, porém isso não é exclusividade do mundo online, as fakes news já possui um histórico no meios de comunicação tradicional.Visto que as redes sociais adquiriram um grande impacto no espaço aluno e educação, a propagação desses conteúdos é preocupante quando não há preliminares de desconfiança partindo dos usuários.
A Internet possibilitou a abertura dos antigos receptores virarem emissores, nesse advento está incluso os boatos , que nem sempre possuem seu viés totalmente falso, pode ocorrer do autor omitir o que não convém, ademais o big bang informacional provoca dificuldades ao usuários cibernéticos de distinguir a veracidade; entrando num limbo da profecia da Era do "Grande Irmão" onde visualizaríamos o que fosse de acordo com o interesse da "Grande Mídia", visão citada do livro de George Orwell, cujo título é 1984; nesta perspectiva sai de "cena" os argumentos e entra o poder do convencimento.O conceito de pós-verdade entra nessa esfera quando o indivíduo deixa o apelo emocional e crenças se sobressair aos fatos e moldam a opinião, levando o para a política é a mentira que torna-se viável.
Concluindo as fakes news não podem ser totalmente combatidas, mas temos alguns meios para driblar, como sempre a educação cibernética voltando para explanar e desviar dessas armadilhas, já dizia Paulo Freira - "Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas e pessoas mudam o mundo" , e nesta era tecnológica o ensinamento é dobrado, os mesmos métodos que cientistas usam em seus experimentos podemos levar para as "terras" onlines, no quais, o da desconfiança sempre duvidando do que for lido,questionar pressupostos, salientando que tudo parte de narrativas, fazer uma pergunta que os romanos já faziam "Quem se beneficia?", afinal quem levar crédito com esta determinada notícia, sendo assim distinguirá os textos verossímeis.
Todo conteúdo da postagem é voltado para o componente curricular EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas, ministrado pela Dra. Maria Helena Bonilla, na instituição Universidade Federal da Bahia (UFBA). No caso se trata de uma postagem extra, além da demanda, se referindo discussão realizada 19/09/2018, se tratando sobre o debate do texto "INTERNET, DEMOCRACIA E ELEIÇÕES" e com objetivo de combater o malefício das Fake News.
É, o caminho é via educação! Um povo crítico não se deixa convencer com qualquer coisa, questiona, busca explicações, estabelece relações. Por isso há pouco investimento em educação. Não interessa aos poderosos.
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