MEMES: UMA REFLEXÃO ACADÊMICA
A proposta deste texto vem acompanhado com o método Socrático Maiuêtico afim de expor a origem, disseminação da palavra Meme, no qual, é comum no cotidiano, principalmente pelo fato de estarem interligados as redes sociais, cabe ao leitor também realizar suas conclusões de acordo com que foi lido e sua própria "bagagem" cibernética.
O termo fora apropriado da biologia,idealizada pelo zoólogo britânico Richard Dawkins, no ano de 1976, tinha como objetivo classificar o gene como uma unidade de informação genética ,porém o mesmo usurpou o vocabulário da linguística grega, por conseguinte Meme deriva em uma forma reduzida de Mimesis (imitação).Na internet o significado em essência se assemelha com o da biologia, na qual, as imagens, vídeos, viralizam em questões de segundos, conteúdos de cunho humorístico,fazem sucesso mundo afora.
Numa óptica educacional ocasiona-se uma surpresa,mesmo os memes possuindo um toque descontraído, são capazes de democratizar o acesso a nível de discussão política,foi o que apontou um estudo realizado pelo Instituto Ciências Humanas Sociais e Aplicadas da Unicamp (ICHSA), em Campinas (SP), reportada há cinco meses no site G1 da Globo; na matéria o estudo foi objeto de dissertação de mestrado de um publicitário, no qual, observa que com um viés ideológico os posts são capazes de "reforça posicionamentos", contendo o método de repetição pelo fato dos compartilhamentos,linguagem simples,e zero custo de produção de conteúdo,explica-se assim o sucesso.
O impacto educacional dessas publicações é de maior ênfase dentre os jovens, pois já nasceram neste contexto tecnológico, é raro encontrar algum jovem que já não tenha lido,compartilhado algum conteúdo deste, qualquer assunto pode torna-se alvo,num quadro de matérias do ensino regular há a matemática,física, química, português, biologia,história,até ensino superior. Levar alguns post's para a sala de aula pode contribuir para chamar a atenção dos alunos,dando proximidade com o seu cotidiano,propondo análise gramatical nas matérias de língua portuguesa, histórica. Por conseguinte neste cenário o que poderia ser ruim para o aprendizado, pode ser levado para as salas de aulas como forma de estudo e desconcentração.
Para exemplificar, segue alguns memes que podem ser utilizados como auxilio nas salas de aula:
Todo conteúdo da postagem é voltado para o componente curricular EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas, ministrado pela Dra. Maria Helena Bonilla, na instituição Universidade Federal da Bahia (UFBA). No caso a postagem se refere discussão realizada 10/10/2018, se tratando sobre o debate do texto "Memes, Uma Meta-análise: Proposta a Um Estudo Sobre As Reflexões Acadêmicas do Tema" e oficina "Memes - oficina de produção", com Fernando Paiva e Roger Aburto.
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