O USO DO BLOG VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO



   Este texto não irá se propor às formalidades de especialistas retirando uma visão tecnocrática e expondo uma reflexão sobre o uso dos blogs por docentes e sua relação educacional. A partir da leitura do artigo das professoras universitárias, da Universidade Federal da Bahia, Adriane Halmann e Maria Helena Bonilla, proponho uma opinião baseada  numa releitura crítica.

   Originalmente os blogs foram projetados para registro de determinados processos da WEB, porém rompeu fronteiras e tornou-se uma ferramenta de comunicação, no qual, o consumidor passivo que era apenas receptor passa ao papel de emissor crítico, criando uma cadeia de posicionamentos com possibilidade de modificações em trânsito, havendo uma interação entre autor e leitor, abre-se então espaço para diálogos.

   Com uma quebra de verdades absolutas advindas dos livros, o blog implica numa nova concepção de consumir conteúdo e posicionar diante - "Um artigo de duas páginas comunica mais que um livro de 300" -Rubem Alves,educador em uma entrevista dada ao apresentador André Abunjamra ao programa Provocações; nesta frase retira-se uma síntese de hiato que às vezes existente entre livros e blogs.  

   A construção permanente do saber deve ser libertária e plural - " Afinal, a educação não deveria ser pensada como uma estratégia de emancipação de todos e de cada um? "- (Freire,Paulo), mesmo possuindo o seu lado negativo de não ter uma porcentagem confiável em seu conteúdo os blogs se ressalvam no senso crítico diante do exposto.O pensador Milton Santos  em seus estudos coloca como base três seres sociais: o cidadão, o consumidor e o usuário; explanando a ideia numa síntese interligamos e incorporamos como sendo professor, conhecimento e aluno.

   Contudo podemos relacionar os blogs e docentes como algo paradoxal entre a educação libertária e opressora, pois se o professor fecha as lacunas do questionamento do universitário,temos uma quebra do pensamento livre e crítico, dando impasses de uma dinâmica do aprender e ensinar mútuos.



Todo conteúdo da postagem é voltado para o componente curricular EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas, ministrado pela Dra. Maria Helena Bonilla, na instituição Universidade Federal da Bahia (UFBA). No caso a postagem se refere discussão realizada 05/09/2018, se tratando sobre a importância da utilização do blog na educação e debate do texto "Reflexão entre Professores em Blogs: passos para novas educações".

VIA REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES EM BLOGS : PASSOS PARA NOVAS EDUCAÇÕES

Comentários

  1. Precisamos desconstruir a ideia de que conteúdo confiável só está no livro ou nas instituições de renome na pesquisa. Numa análise mais cuidadosa, podemos dizer que nem estas são confiáveis, pois o conhecimento não é eterno, está em permanente metamorfose, portanto, sempre, precisa ser colocado em suspensão, ser criticado, para poder ser validado. E isso independe de onde está publicado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INTERNET, DEMOCRACIA E ELEIÇÕES

A IMAGEM COMO UM PARADIGMA

SOFTWARE LIVRE