CENTROS JUVENIS DE CIÊNCIA E CULTURA (CJCC): MAIS OPORTUNIDADE A TODOS
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa de educação integral da
Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O primeiro Centro Juvenil foi inaugurado na transição de 2012 para 201, com objetivo de ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas na perspectiva
de consolidar a sua capacidade interdisciplinar, potencializando a
compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais,
culturais e e entre outros.
Os Centros Juvenis são uma escola, mas com características que se diferem do típico ambiente escolar. Os alunos não deixam de estar matriculados em uma unidade escolar, mas possuem total liberdade para participar das ações que tais centros oferecem. É oferecido ao público aos estudantes uma grande diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento
científico, em especial cursos e oficinas. Para conhecer melhor as atividades oferecidas, recomendo o vídeo a seguir:
Como pode ser observado, os centros funcionam em horário oposto as aulas regulares. E existe uma grande variedade de atividades disponíveis para os alunos, permitindo que desenvolvam ou aperfeiçoam habilidades que existem (ou não) na matriz regular escolar.
É visível os grandes benefícios que os CJCC podem oferecer a uma comunidade, aproximando as crianças de uma educação com maior qualidade, permitindo a desenvoltura de novas habilidades e experiências, certamente todos esses jovens guardaram esses momentos para sua vida e todo o conhecimento adquirido será útil ao decorrer do tempo. Para finalizar, fica outro vídeo mostrando um pouco mais do ambiente, com uma breve participação do Breve Iurim.
Todo conteúdo da postagem é voltado para o componente curricular EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas, ministrado pela Dra. Maria Helena Bonilla, na instituição Universidade Federal da Bahia (UFBA). No caso a postagem se refere a defesa da dissertação "O seu olhar melhora o meu: a percepção dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura por seus estudantes", de autoria do Iuri Rubim, que ocorreu 03/10/2018, no no Auditório I da Faced.
VIA Centros Juvenis de Ciência e Cultura (Documento-Base)
Comentários
Postar um comentário