ÁREAS DE CONHECIMENTO DA CIBERCULTURA
O espaço cibernético modificou radicalmente a nossa interação em relação ao mundo, você já pensou em como essa rede além de auxiliar na educação e conter um "mar de informações" ela ainda é capaz de produzir uma inteligência coletiva voltada para a área da saúde, é o que mostra uma reportagem sobre pesquisadores "amadores" que trabalham dentro de suas casas realizando cálculos complexos, nos quais, demandaria tempo para as Universidades, quem trouxe destaque para o tema foi a revista Istoé, em seu site em 21/01/2016. Esta é também uma maneira de ampliar e democratizar de forma indireta o que as Universidades fazem,dar o retorno do conhecimento produzido à sociedade.
A Revolução Digital vai além com a Inteligência Artificial que armazena, coleta, envia dados de exames, possibilitando maiores detalhamentos de diagnósticos que dante eram impressos demandando tempo e materiais como o caso de papéis, por exemplo os exames de Raio-X; a contribuição com a natureza é o brinde do que as máquinas ajudaram ao longo do tempo. Analisando também que a troca de informações sobre descobertas de doenças, troca de artigos científicos, compartilhamento de possíveis cura para determinado caso é o outro ponto positivo,todo esse avanço tem o seu preço, porque infelizmente essa tecnologia é usada apenas em hospitais com infraestrutura e possuem o seu acesso por camadas de poder aquisitivo, não somente nos hospitais mas a Indústria farmacêutica também possui a sua hierarquia de distribuição de medicamentos, onde o mesmo medicamento para tratar doenças chega a possuir até três preços diferentes,pois isso está refletido no tempo de pesquisa e matéria prima usada.
E neste espectro de ampliar e democratizar a produção de conhecimento em qualquer área de estudo, seja na medicina ou em outra, adentra o papel da Educação e o investimento estatal com as pesquisas,para que as Universidades Públicas possam dar o seu retorno com pesquisas para a sociedade sem o patenteamento de grandes indústrias que visam em sua grande maioria o lucro, não somente na parte das faculdades a atenção merece ser focada, contudo na alfabetização dos cidadãos.
Todo conteúdo da postagem é voltado para o componente curricular EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas, ministrado pela Dra. Maria Helena Bonilla, na instituição Universidade Federal da Bahia (UFBA). No caso a postagem se refere discussão realizada 31/10/2018, se tratando sobre discussão da Cibercultura e Educação com base no texto"LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Cap X (p. 157-167)".
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