INTERNET E EDUCAÇÃO
A Internet é considerada a mídia mais promissora desde a implantação da televisão. É a mídia mais aberta, descentralizada e mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos hegemônicos. Por meio delas, todos possuem o direito de liberdade de expressão, sem pedir licença ao Estado ou ter vínculo com setores econômicos tradicionais. Cada um pode dizer nela o que quer, conversar com quem desejar, oferecer os serviços que considerar convenientes. E não teria como a educação não utilizar dessas características.
Segundo o inventor do conceito de WebQuest, o educador Bernie Dodge, acha que já não é mais possível pensar em aprendizado sem o auxílio da rede. Na internet é possível encontrar todo tipo de conteúdo e formas de aplicações desse material na sala de aula, sendo um auxílio importantíssimo para os educadores, pois, possuindo todo esse material disponível e com livro acesso, a educação deixa de ser algo privado e se torna aberta a todos, sendo uma excelente iniciativa de quebrar a desigualdade (rico x pobre) existente.
Além de todo acervo disponível, a internet também oferece um grande suporte para todos educadores e estudantes: a flexibilidade. Quando se utiliza livros físicos, existe uma grande logística para a produção e transporte desses itens, o problema é que tudo sempre fica restrito a grandes editoras, ficando responsável pela distribuição de uma grande capital para uma pequena cidade no interior, a milhares de quilômetros de distância. Toda essa logística causa um grande custo ao Estado. Além disso, os livros didáticos estão sempre desatualizados, pois precisam passar por vários comitês para que algo de novo seja incluído neles e as atualizações ocorrem somente de três em três anos. Quando pensa no uso da internet a favor da educação, uma das primeiras mudanças ocorrerá na substituição dos livros físicos pelos ebooks, livrando os alunos da necessidade de carregar quilos e quilos de livros, apresentando constantes atualizações no conteúdo, redução de custos ao Estado e assim permitindo também que pequenas editoras consigam realizar a produção desse material.
No entanto, no Brasil, ainda existem muitas barreiras para tirar o máximo de aproveito. Muitas escolas e alunos não possuem nem mesmo a estrutura básica, como uma rede de internet e computadores e/ou tablets para todos os alunos, para que assim consigam ter acesso a todo esse material. Por conta disso, cabe a nós, educadores lutarmos para a melhoria na estrutura básica e acesso a educação para todos.
Todo conteúdo da postagem é voltado para o componente curricular EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas, ministrado pela Dra. Maria Helena Bonilla, na instituição Universidade Federal da Bahia (UFBA). No caso a postagem se refere ao seminário que ocorreu no dia 12/12/2018, o qual realizou um debate sobre em cima do tema "INTERNET E EDUCAÇÃO" por todos os discentes e pela docente.
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